Atendimento: 12:00 ás 20:00  (31) 2510.3253 Vivo

'Quem visitou seu perfil no WhatsApp' vira golpe, alerta Kaspersky

Inicio / 'Quem visitou seu perfil no WhatsApp' vira golpe, alerta Kaspersky
  Tue, Jul 05, 2016     Administrador Kemp  

WhatsApp voltou a servir de isca para criminosos virtuais. Depois da disseminação do suposto WhatsApp Gold, desta vez os usuários maliciosos oferecem o recurso de saber quem visitou o seu perfil no mensageiro para smartphone. Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, trata-se de um golpe que utiliza uma marca famosa para atrair vítimas. A principal recomendação é não abrir nem repassar as mensagens com conteúdo parecido.

WhatsApp: como saber se um link recebido no chat é vírus

A prática depende do compartilhamento da mensagem "Quem visitou seu perfil no WhatsApp", seguida de "Sabe quem xeretou seu perfil?" Quando o usuário clica no link, chega a uma página que promete liberar o recurso, desde que ele convide "pelo menos 10 amigos ou 3 grupos".

 

Depois desta etapa, a vítima é direcionada para diversos sites de propaganda. As ofertas apresentadas são de conteúdos por assinatura, com a cobrança feita na conta de telefone celular ou descontada dos créditos do cliente, caso seja uma linha pré-paga. Nenhum deles traz a função de saber quem visitou o WhatsApp, segundo o especialista em segurança Fábio Assolini, responsável pela descoberta.

Ainda de acordo com a Kaspersky Lab, é no momento da assinatura que o cibercriminoso ganha dinheiro, por meio de comissão ao oferecer as assinaturas premium. A mecânica do golpe é similar à do WhatsApp Gold, descoberto na Europa em maio. Os cibercriminosos ofereciam funções como chamada em vídeo, checagem do perfil, remoção de mensagens já enviadas e stickers. Consultado pelo TechTudo quando a ameaça se tornou pública, o escritório do WhatsApp no Brasil negou que exista uma versão 'Gold' do comunicador.

 

Para supostamente ter acesso ao recurso, internauta precisa assinar serviços premium (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)
 
Para supostamente ter acesso ao recurso, internauta precisa assinar serviços premium (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

 

Desta vez, o WhatsApp no Brasil ressalta que não existe um "perfil" no mensageiro, o que é mais comum em redes sociais tradicionais. Segundo sua assessoria de imprensa, não é possível ter acesso à janela com todos os chats de um amigo.

"O WhatsApp anunciou recentemente diversos recursos em fase de testes nas novas versões do app, mas ainda não é possível saber quem visitou o perfil ou visualizou sua foto. Mensagens com este teor sempre devem vistas como suspeitas", informa a análise da empresa de segurança. Os internautas que desejam testar novas funcionalidades do programa podem se inscrever no WhatsApp Beta, atualmente disponível para celulares com Android.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/06/quem-visitou-seu-perfil-no-whatsapp-vira-golpe-alerta-kaspersky.html

Administrador Kemp
Guia Acha no Bairro
Geranet Sistemas

www.geranet.com.br

Tel : (31) 2510.3253 Vivo
Atendimento : 12:00 ás 20:00

Clique aqui e Compartilhe no Whatssapp

Gostou do nosso Guia ? Compartilhe com seus amigos, Não gostou... entre em contato e ajude-nos a melhorá-lo

Mapa do Site

Mapa Mostrar o site
  Nosso Guia

Em 2010, ao perceber a falta de um sistema na internet de buscas direcionado a produtos e serviços com melhores preços e condições ofertados mais próximos do consumidor, a Geranet Sistemas criou o Guia Acha No Bairro. Desde então, vem com ajuda dos usuários, aprimorando o Guia, facilitando e agilizando os resultados que são mostrados em uma interface clara e objetiva. Melhorando, assim, a exposição dos produtos e serviços dos anunciantes.